Tel.:   (51) 3476 4657
Fax:    (51) 3031 3548
Email: allquimica@allquimica.com.br
 
   
 

Case
Recuperação das lajes inferiores da Ponte Sobre o Canal Furado Grande
A escolha do produto mais adequado que permitisse o recobrimento das armaduras expostas e a execução dos serviços sem a interrupção do tráfego foi um dos maiores desafios da obra.

CLIENTE: Concepa - Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S/A

COORDENAÇÃO: Eng. Thiago Vitorello

INTRODUÇÃO:Um acidente com botijões de gás expôs as armaduras de parte inferior das lajes da Ponte Sobre o Canal Furado Grande ( Free-Way - Sentido Porto Alegre - Eldorado do Sul). Estudos realizados pela Concepa sob a supervisão dos Engenheiros Thiago Vitorello e Fernando Casagrande, constataram que não havia comprometimento da estrutura porém, era preciso limpar, tratar e recobrir as armaduras expostas com a maior brevidade possível.

PROBLEMA: Devido à localização da ponte tornava-se impossível a interrupção do tráfego por um período maior que dois dias para a execução dos serviços. Por outro lado, a especificação inicial dos especialistas, o revestimento com argamassa base epóxi, além de requerer um período maior de tempo para a aplicação, demonstrou-se ineficiente por não permanecer aderida ao concreto com o tráfego sobre a ponte.

SOLUÇÃO: A partir dessa constatação, a Allquímica juntamente com o Eng. Thiago Vitorello iniciaram estudos com outros produtos para definir aquele que atendesse a exigência da obra, ou seja, a execução dos serviços sem a interrupção do tráfego sobre a ponte. Após alguns testes constatou-se que a argamassa de reparo Emaco S-88 TB da Degussa combinada com um primer base epóxi de pega lenta, o Concresive LPL apresentou excelentes resultados com relação a aderência do produto ao substrato mesmo com tráfego intenso sobre a ponte.

SEQÜENCIA DOS SERVIÇOS: Assim, primeiramente efetuou-se a lavagem das lajes com hidrojato e após um período de secagem, iniciou-se a remoção do material solto e a exposição das armaduras. Depois disso, procedeu-se a proteção das armaduras com o revestimento anticorrosivo Emaco P-22, a aplicação do primer base epóxi de pega lenta, Concresive LPL e, finalmente, o recobrimento das armaduras com a argamassa de reparo monocomponente Emaco S-88 TB.

DOWNLOAD DAS FICHAS TÉCNICAS DOS PRODUTOS:

Emaco P-22

Concresive LPL

Emaco S-88 TB

 

 
 

<< VOLTAR

 

 


Pró-lazer
A Pró-Lazer é especializada em piscinas de concreto... Mais>>


Confraternização UFRGS
A Allquímica reúne a engenharia civil da UFRGS. Mais>>
Home  |   Contato  |   Envie seu Currículo  |  

Allquímica -  Rio Grande do Sul - Produtos para Recuperação de Concreto
Todos os direitos reservados